Vídeo que mudou minha vida

Kaz Born
2 min readJun 25, 2021

--

https://www.youtube.com/watch?v=6RHH7M4siPM

O vídeo que mudou minha vida trata sobre sistemas de moralidade em jogos. Publicado no canal Game Maker’s Toolkit, por Mark Brown.

O vídeo compara e critica sistemas diferentes de moralidade entre diversos jogos, especialmente em jogos que não tem um sistema de moralidade claro. Mark Brown cita jogos como Bioshock e Mass Effect como tendo sistemas de moralidade rasos e redutivos a como a moralidade na vida real é. Em comparação, ele cita jogos como Darkest Dungeon e Undertale como tendo sistemas de moralidade bem desenvolvidos, que se integram bem com o gameplay e a narrativa do jogo sem ter uma “pontuação de moralidade” como vários RPGs.

Essas considerações do Mark Brown são muito importantes na hora de desenvolver um jogo com decisões significativas, sejam elas no gameplay ou na narrativa. Um bom sistema de moralidade é tanto um reflexo de escolhas significativas quanto gera mais significado para as escolhas, virando um ciclo que pode ser aperfeiçoado.

Depois de estudar o que o vídeo mostra, eu pude construir narrativas e escolhas significativas mais fortes nos meus jogos. Um exemplo é o jogo Yobaba, desenvolvido como trabalho final do curso da Apple Developer Academy. É um jogo narrativo, que lida muito com formas diferentes de resolver conflitos e lidar com pessoas distintas.

Mesmo tudo sendo muito importante para narrativa de um jogo, assim como um gameplay coeso, fazer um sistema de moralidade complexo como os citados no vídeo é muito complicado e leva muito tempo para balancear com perfeição.

Um ponto muito importante que corre em paralelo com sistemas de moralidade são escolhas significativas, ou meaningful choices. Esse seguinte vídeo é uma boa sequência de estudo:

https://www.youtube.com/watch?v=NyMndWpihTM

--

--